O isolamento térmico é uma preocupação cada vez maior dos arquitetos, projetistas e empreendedores da área imobiliária.
Sustentabilidade e aquecimento global são assuntos constantes e que alteram a forma de pensar dos profissionais da construção civil no que se refere à maneira de realizar seus projetos, sejam residenciais, de escritórios, serviços ou industriais.
O EPS vem conquistando no Brasil novas formas de aplicação a cada dia, a versatilidade do material e a facilidade com que se trabalha o produto tornam seu campo de aplicação ilimitado.
O EPS na Construção Civil.
Além de “aliviar” o peso desnecessário no caso das lajes, o isolamento com EPS Tecnocell irá contribuir diretamente para a redução dos custos operacionais da obra.
Isolamento no telhado, painéis monolíticos para as paredes, painéis de fechamento e lajes é o que há de mais avançado na construção civil no mundo. Este processo construtivo é normal em países da Europa e nos Estados Unidos. Com obras que vão desde mansões na Inglaterra até construções de baixo custo à população carente da Uganda, por exemplo.
Além da contribuição ao meio ambiente, quando utilizado no isolamento de edifícios, o EPS proporciona economia de energia contribuindo para reduzir as emissões de CO² e SO².
Lajes
Lajes unidirecionais, bidirecionais moldadas ou recortadas de acordo com o projeto.
Lajes Impermeabilizadas – proteção térmica
As placas devem ser aplicadas diretamente sobre a laje já impermeabilizada. Avaliar a que tipo de esforços esta laje será submetido, pois sua proteção poderá ser executada de várias maneiras. Necessidade de acesso, isolamento térmico, proteção pura e simples da impermeabilização.
Proteção mecânica de argamassa
Pedra solta
Pavimentação
Concreto
Telhas variadas
De acordo com estas aplicações a densidade do EPS aplicado deverá ser superior a 30Kg/m³, entre 30 e 50mm de espessura.
Paredes – construção nova (Painéis Monolíticos)
Painéis monolíticos – densidade e Kg/m³ de acordo com o projeto. Indicação Tecnocell – os núcleos para os painéis com 55 mm com densidade entre 10 e 12 Kg/m³
Paredes – prontas (Externas)
O EPS é um dos materiais mais qualificados e também o mais eficiente no isolamento de paredes externas, pois reduz os movimentos diferenciais de origem térmica das estruturas e aumenta a inércia térmica do prédio.
Paredes – prontas (Internas)
Nesse caso o EPS, como isolante na face interna, minimiza o consumo de energia no caso da utilização de resfriamento mecânico e, na face externa protegerá a parede de eventuais dilatações prejudiciais, além de criar uma inércia térmica desejável. |
Clique na imagem
para ampliar |
|
|
|
|