|
|
O EPS é um produto sintético proveniente do petróleo e deriva da natureza, tal como o vidro, a cerâmica e os metais. Ao longo de todo o ciclo de vida sua utilização como isolamento térmico tem um impacto positivo sobre o Meio Ambiente.
Quimicamente, o EPS consiste de só dois elementos, o carbono e o hidrogênio. Não contém qualquer produto tóxico para o ambiente e camada de ozônio (está isento de CFCs). O gás contido nas células é o ar.
Por se tratar de um plástico e ser muito leve, o processo de fabricação consome pouca energia e gera pouquíssimos resíduos sólidos ou líquidos. O gás expansor incorporado na matéria prima (o poliestireno expansível) é o pentano.
A sua utilização como isolamento térmico permite poupar energia que, durante a vida útil da construção, pode chegar a ser centenas de vezes superior à energia consumida durante a sua fabricação. Esta poupança de energia significa que, além preservar os recursos energéticos, o uso de EPS reduz a emissão dos gases poluentes e dos gases que contribuem para o efeito estufa na atmosfera.
O EPS é 100% reciclável nas seguintes formas:
Mecânica - pode ser transformado em matéria prima para a fabricação de novos produtos.
Energética - para recuperação e geração de energia, devido ao alto poder calorífico.
Química - para obtenção de óleo e gases.
|
|